Coinxinha® SoftTalk WhitePaper e Porque a Coxinha® será o Maior Banking Descentralizado do Mundo

Coxinha Finance
4 min readApr 2, 2021

Uma carta para os brasileiros de 2050 e amantes de hoje por tecnologia que visam os avanços estruturais e memes.

Propósito. A base que define todas as ações humanas.

Mises.

Neste seguinte documento (com meme), vamos abordar qual nossa causa, a Coxinha® causa , o que estamos dispostos a resolver, além disso, daremos detalhes de arquitetura e como vemos nossa rede. Venha com a gente se for nerd o suficiente, é claro…

Resolver um problema insolúvel brasileiro e de países emergentes: Bancos.

Alguns anos essa frase daria bons motivos de piadas a muita gente que conhece de dentro o sistema como ele é. Mas vejam só, alguém falando … De fato, o que mudou desses anos para cá ? Em meio a milhares de insights bem sucedidos neste últimos 13 anos desde que Bitcoin surgiu, duas grandes ideias merecem enorme atenção:

  • Blockchain como o conceito de imutabilidade de informação.

Você escreveu “a” e nem Odin muda isso. Amanhã é “a” e se oferecem um bilhão de dolares para o serviço americano pedindo que retire o “a” que você escreveu, vai continua sendo “a”. O Blockchain construiu um carro forte pra informações.

  • A engenhosidade de criar scripts Turings Completos dentro do blockchain.

Se isso acontecer, faça aquilo. Se não, faça essa outra coisa” é o que significa Turing Completo, resumidamente… Tudo em última instância na programação é isso, condições que são verificadas para linguagem de máquina.

Então, se de um lado eu criei um carro forte sobre minhas informações e do outro eu criei formas de condicionar essas informações com o carro em movimento. Como 1 + 1 é igual a 2. No final:

Blockchain fez mais que imutar dados e condicionar lógicas, juntas, fez ideias se tornarem indestrutíveis.

Se você não entendeu nada acima, só guarda que o blockchain é o bicho.

Que coinxinhas de ideias serão indestrutíveis ? Sob que alegação ?

O setor bancário brasileiro tem uma concorrência de mercado bem restrita, isso com certeza vem mudando com os avanços tecnologicos mas ainda é uma questão de ‘quem tem mais’ e não de ‘qual ideia é melhor’. De fato, algumas empresas como Nubank e Picpay, podem ser bem eficientes e inovadoras internamente, mas elas pecam num quesito fundamental que nada podem fazer. Embora o intra-espaço, ou seja, internamente elas sejam eficiente ( do portão da sede para dentro ), o inter-espaço ( espaço entre os bancos, é extremamente ineficiente — E não por culpa delas, mas pela simplesmente realidade do que está por vir ). Por quais motivos ?

Pois graças a aqueles dois grandes insights, não precisamos mais ter uma estrutura gigante para fornecer soluções, precisamos apenas da ideia. Imagine que você seja um banco, logo, você tem: funcionários, terrenos, sedes, imóveis, etc. Bom, nada disso tem relação direta ou qualquer vantagem na forma de como será feito o crédito, o débito, o empréstimo, certo? Ou seu cliente consegue um crédito em melhores condições se o vidro da janelas da sede estiver limpo. Tudo isso são: Custos. E faz parte, porque viver na realidade é custoso.

Pra que isso cara

Mas então, qual é o outro cenário?

DeFi. Uma forma bonita de dizer que as coisas que antes você tinha que pegar fila e esperar o gerente, agora você resolve você mesmo sem ao mesmo ninguém saber, como ir ao banheiro. Seria horrível depender de outra pessoa para isso. As suas finanças são tão importantes que acreditamos que esse deva ser o caso também.

“Po, mas… no meu app eu faço tudo eu mesmo …”

Ok. Demita os funcionários da empresa deste app e tenta entrar nele daqui 5 minutos.

Parece que seu App pifou

Desfecho: O bancos tradicionais precisam de tanto recurso pra fazer algo tão mais trivial para o DeFi , que frente a consolidação de um futuro, as chances de sobrevivência são bem restritas.

Até aqui a aula foi mais sobre BlockChain e Defi, na próxima parte encaixamos a peça que falta nessa quebra cabeça. O papel da Coxinha® e porque o Coxinha® será o mair banking descentralizado do Mundo.

--

--